(11)

(11)

Rodapés

Gostou? compartilhe!

Os rodapés são estruturas bastante tradicionais e de presença fixa na maioria das construções e que, por vezes, acabam passando despercebidos quando se analisa o todo de um projeto. Entretanto, essa estrutura, além do bom acabamento que promove aos ambientes, têm funções específicas e colaborativas junto às edificações, entre elas, por exemplo, estão:

  • Proteção contra infiltrações: uma das principais finalidades da instalação de um rodapé e a proteção que essa estrutura fornece às paredes contra eventuais infiltrações. Afinal, é comum que o solo seja higienizado com panos úmidos ou produtos à base de água que, caso não existisse o rodapé, teria contato direto com o concreto da parede, podendo causar infiltrações e manchas.
  • Proteção contra impactos: outro fator de responsabilidade do rodapé e a proteção contra impactos que essa estrutura garante às paredes, impossibilitando, por exemplo, que móveis e outros objetos se choquem com a alvenaria causando danos e rachaduras;
  • Acabamento: outra função dos rodapés é servir para harmonizar e disfarçar possíveis falhas comuns de ocorrerem no encontro entre o solo e as paredes. Desta forma, essa estrutura tem a função de “arrematar” esse local, como uma espécie de moldura, contribuindo com melhor acabamento e valorização da construção.

Onde encontrar pisos e rodapés de qualidade?

Vale considerar que esse rodapé pode contar com modelos diferenciados, tanto em relação ao formato quanto em relação à estrutura, tamanho e materiais utilizados na sua composição. É importante, no entanto, sempre buscá-lo em empresas especializadas, que podem também oferecer os pisos e a instalação de ambas as estruturas. Assim como faz a Madeira de Lei pisos, sempre com comprometimento, seriedade e bom preço.